quinta-feira, 11 de novembro de 2010

TRABALHO DE ARTES - Moderno ou Modernismo

2. Moderno ou Modernismo

1.O texto "Arte Moderna" disponível no site:


Leia os textos e responda:

a) Quais os pontos importantes de cada texto? Compare com os relatos apresentados no vídeo.
R:Texto 1.  O moderno não se define pelo tempo presente - nem toda a arte do período moderno é moderna -, mas por uma nova atitude e consciência da modernidade. A modernização de Paris relaciona-se diretamente à sociedade burguesa que se define ao longo da revoluções de 1830 e 1848. A ascenção da burguesia traz consigo a indústria moderna, o mercado mundial e o livre comercio, impulsionados pela Revolução Industrial. A industrialização em cursoe as novas tecnologias colocam em crise o artesanato, fazendo do artistaum intelectual apartadoda produção. "Com a industrialização, esse sistema entra em crise", afirma o historiador Giulio Carlo Argan, "e a arte moderna é a própria história dessa crise".
O termo arte moderna engloba as vanguardas européias no início do século XX, do mesmo modo que acompanha o deslocamento do eixoda produção artística de Paris para Nova York. No Brasil, a arte moderna - modernista - tem como marco simbólico a produção realizada sobre a égide da Semana da Arte Moderna de 1922.

R: Texto 2. Inserida nas festividades em comemoração do Centenário da Independênciado Brasil, em 1922, A Semana de Arte Modena apresenta-se como a primeira manisfetação coletiva pública na histéria cultural brasileira a favor de um espírito novo e moderno em oposição à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no país desde o século XIX. Realizou-se no Teatro Municipal de São Paulo, com exposição de cerca de 100 obras e três sessões lítero-musicais noturnas.Participaram os artistas Anita Malfatti, Di Cavalcanti, John Graz, Victor Brecheret, entre outros igualmente importantes.
A Semana desempenha na história da arte brasileira muito mais uma etapa destrutiva de rejeição ao conservadorismo vigente na produção literária, musical e visual do que um acontecimento construtivo de propostas e criação de novas linguagens.
Distante há mais de 80 anos, a Semana de 22 não representa um rompimento profundo na história da arte brasileira.Esse evento configura-se como um fato cultural fundamental para a compreensão do desenvolvimento da arte moderna no Brasil.

O vídeo mostra a veracidade dos textos.Mário de Andrade foi um dos mentores da Semana de Arte Moderna, ajudou a modificar e a inovar as várias maneiras de observar a cultura de um país.Inventou línguas e conceitos, e embora sua voz tenha se calado, sua obra continua ecoando em todos os cantos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário